ROTOMOLDAGEM

A Rotomoldagem é um processo altamente versátil que possibilita uma vasta gama de produção a partir da transformação de termoplásticos. Por meio dele é possível projetar e possibilitar os mais variados projetos para demandas, preferências e necessidades com as vantagens da personalização e do baixo custo.

É amplamente utilizado em processos do setor da indústria, sendo chamado ainda por nomes como Moldagem Rotacional ou Fundição Rotacional. A função primordial é a de modelar peças plásticas, ou seja, realizar a transformação de termoplásticos, que a certa temperatura e ao apresentar alta viscosidade pode ser conformado e moldado. Polietileno, polipropileno e o policloreto de vinil, popularmente conhecido como PVC, são alguns exemplos de termoplásticos.


PROCESSO

O processo se dá por meio do aquecimento de materiais poliméricos no qual a fusão e a transformação de uma determinada peça acontecem pela ação conjunta de temperatura e rotação, do ponto de vista processual não há limites quanto às dimensões dessas peças.

Do processo de Rotomoldagem se originam peças simples e até mesmo peças bastante complexas. Em comparação a outros processos que contam com o mesmo objetivo, como é o caso do vácuo, injeção e sopro, esse processo se torna mais viável para o fabricante e também para o consumidor final.

Para ter ideia da gama de produtos que a Rotomoldagem é capaz de produzir, é possível citar como exemplo tanto as peças com características exclusivas, como as completamente herméticas e ocas e as de grandes proporções, como silos ou tanques de imensas capacidades. A rotomoldagem ocorre em 4 etapas:

1º Consiste na alimentação do molde com o polímero utilizado pré-medido.

2º O molde é levado ao aquecimento. Graças ao efeito sinérgico entre o calor recebido do forno e a movimentação biaxial realizada, o aquecimento acontece de forma uniforme no interior do molde, possibilitando a moldagem da peça desejada.

3º O resfriamento. O molde é conduzido até uma zona resfriada para que o material já distribuído de modo uniforme na espessura projetada ganhe a forma final da peça. Vale destacar que na Rotomoldagem detalhes de superfície, como logotipos e texturas diferenciadas não saem prejudicados. Tudo é incorporado com sucesso.


4º A desmontagem acontece numa área especial, na qual a peça pronta é retirada cuidadosamente do molde. Ao contrário de outros processos, a Rotomoldagem não exige altas pressões de moldagem. Como explicado, a fusão e a transformação do material acontecem pela força centrífuga. Além disso, as várias partes de uma peça podem ser produzidas em uma só máquina, fatores que somados possibilitam um custo final mais baixo do produto.